Como a análise SWOT pode ajudar na gestão da sua Marca Pessoal

Como a análise SWOT pode ajudar na gestão da sua Marca Pessoal

A análise SWOT é uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais de Marketing na fase de diagnóstico situacional das Marcas, identificando os seus Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

 

Numa estratégia de Marca Pessoal esta ferramenta é muito útil para o/a ajudar a posicionar-se da melhor forma na sua carreira/negócio.

 

A maior parte das pessoas vive demasiado concentrada na sua rotina diária e não dedica um tempo ao processo de auto-conhecimento. Quantas vezes já parou para reflectir e explorar os seus pontos fortes? Identificar oportunidades à sua volta? Relembrar os seus sucessos e insucessos? Fazer uma lista dos skills que precisa e gostaria de desenvolver?

Este processo de auto-descoberta irá ajudá-lo/a a encontrar o “seu lugar” e a “brilhar”.

 

Perante uma situação de mudança, esta análise permitir-lhe-á analisar de forma mais clara e objectiva os possíveis cenários que se avizinham e ajudá-lo/a a tomar uma decisão e direcção.

 

Como gestor/a da sua Marca deverá estar frequentemente atento/a a novas oportunidades na sua indústria, negócio ou empresa e adoptar uma posição activa no seu mercado de actuação.

 

Para o/a ajudar neste processo indico abaixo algumas questões para reflectir. Sugiro que escreva as respostas num papel, por forma a aumentar o seu comprometimento com o seu futuro.

 

  1. Em que áreas/temas é muito bom/boa? E o que gosta realmente de fazer?
  2. Quais as skills que mais e menos domina? Quais as mais-valias que a sua experiência lhe deu? Que conquistas mais valoriza?
  3. Quais são as principais características da sua personalidade? Reflicta, questione no círculo de pessoas que o/a rodeiam.
  4. Como avalia a sua capacidade de relacionamento com os outros?
  5. Que situações consegue prever que interfiram com os seus projectos futuros?
  6. O que poderá impactar a indústria onde actua? E o seu negócio?
  7. Qual o “espaço em branco” que está por preencher no mercado onde actua?
  8. O que poderá vir a ser uma preocupação para si no futuro?

 

Após uma atenta análise cruze os seus principais pontos fortes com as oportunidades e identifique alguns caminhos possíveis a seguir.