Do´ s e Don´ ts na Gestão da Marca Pessoal / Personal Branding

Do´ s e Don´ ts na Gestão da Marca Pessoal / Personal Branding

Tenho conhecido profissionais e empreendedores com diversas problemáticas e desafios sobre a Gestão da sua Marca Pessoal. Muito poucos estão satisfeitos a 100% com o que têm desenvolvido ou com a situação onde se encontram.

 

Por outro lado, sigo algumas pessoas em Portugal que noto que têm vindo a apostar nesta área, muitas vezes sozinhas, sem uma ajuda externa e outras com algum apoio (de outras áreas) mas que não satisfez a 100% e não lhes deu a solução que procuravam. Algumas são óptimos exemplos e merecem os parabéns, outras nem por isso e têm vindo a cometer alguns "erros" (na minha opinião, claro).

 

E é mesmo inspirada nestes casos reais (que irei manter anónimos) que partilho aqui alguns Do´s e Don´ts na Gestão da Marca Pessoal / Personal Branding.

 

DO´ S

 

#1: INVISTA A LONGO PRAZO

 

O que custa é começar! Muitas vezes é mesmo isto que acontece. Os primeiros passos podem parecer os mais duros e difíceis mas depois é seguir caminho e prego a fundo (sem excessos). Sabia que você é o seu maior activo? Haverá melhor investimento do que em você próprio? Você será você para o resto da vida! O processo de Gestão da Marca Pessoal é contínuo e deve estar sempre em construção e evolução. Os resultados não são imediatos, demoram o seu tempo (e não me refiro a dias ou semanas). Sabe o que vai acontecer no futuro? Crie-o, antecipe-se, prepare-se. Inove-se, renove-se, reinvente-se. O que hoje é certo amanhã poderá já não ser. Não sabe o dia de amanhã. Tudo ou alguma coisa pode mudar. Comece hoje, do ponto onde está agora e com aquilo que tem. Aposte em acções de curto, médio e longo prazo. Tenha atenção às tácticas de curto prazo aparentemente imperdíveis. Serão?! Enquadre-as no seu grande objectivo. Tenha pelo menos um objectivo a longo prazo e vá na sua direcção. Este poderá mudar ou ser aperfeiçoado mas tenha uma visão para a sua vida que o oriente e que faça valer a pena a sua existência. Onde quer estar, o que quer fazer, como quer ser lembrado? Não se esqueça de apreciar todo o caminho, esteja focado nos resultados mas também nas etapas que vai enfrentando.

 

#2: SEJA SELECTIVO E POR VEZES DIGA NÃO

 

Este DO impacta muito o seu valor no mercado e permite-lhe focar-se em si e no que realmente quer. Não há mal nenhum em ser selectivo e por vezes ter de dizer Não, muito pelo contrário. Se no curto prazo podemos até pensar que estamos a perder algumas oportunidades, na realidade, a longo prazo ganharemos muito mais com essas decisões. Trata-se de consistência, coerência e alinhamento com a sua Marca e com os seus objectivos. Trata-se da sua valorização no mercado. Trata-se da sua reputação e imagem. Pense nas consequências das suas escolhas numa perspectiva ampla e não apenas no imediato. Seja selectivo: - nos projectos/empresas que abraça - no seu público-alvo/clientes - nas parcerias que estabelece - nos eventos onde vai - nas marcas às quais se associa - nas oportunidades que agarra - nas propostas que lhe darão valor - no caminho que traça para si.

 

#3: ENTENDA QUE VOCÊ É UMA MARCA

 

"Eu ainda não tenho uma Marca definida". Foi mais ou menos isto que alguém disse quando uma pessoa lhe sugeriu que explorasse o tema da Marca Pessoal. Pois.. Lamento, mas está enganada. Quer queira, quer não, já tem uma Marca: Você. Não existe só a Marca Corporativa ou a Marca de Produtos/Serviços. Também existe a Marca Pessoal. E todas as pessoas têm a sua. Todas! A diferença é que nem todas se veem como uma Marca e nem todas a sabem aproveitar, gerir e conduzir da melhor forma em benefício da sua vida pessoal e profissional. Ter uma Marca não é ter um logótipo, um slogan, um site. Ter uma Marca não é só para quem quer criar um negócio. É para todos. Ter uma Marca é ter consciência do seu valor e geri-la é construir um posicionamento de acordo com o que você é e com o que o diferencia dos outros e saber comunicá-lo para o seu verdadeiro público, é saber relacionar-se, é prometer, cumprir e entregar agindo. A sua Marca não é o que você pensa sobre si, é sobre como os outros o percepcionam. Construir uma Marca não é construir uma personagem. É transmitir a sua verdade É tornar-se desejado na cabeça e no coração da sua audiência. Fortalecer uma Marca não é aumentar seguidores. É criar credibilidade e laços fortes com quem se identifica consigo. Você é uma Marca!

 

DON´ TS

 

#1: NÃO "PERCA" O SEU PROPÓSITO PELO CAMINHO

 

Construir uma Marca Pessoal não é tornar-se uma pessoa famosa, ter milhares de seguidores nas redes sociais ou aparecer constantemente. Construir uma Marca Pessoal é criar valor para a sua audiência, é ser uma fonte de inspiração, é ajudar a solucionar os problemas do seu público, é lutar por uma causa. Gerir uma Marca Pessoal não é falar constantemente sobre si, o que fez, o que vai fazer, o que está a pensar fazer, onde foi, com quem esteve. Isto é alimentar o seu ego. Gerir uma Marca Pessoal é entregar ao seu público aquilo que você promete. Há pessoas a quem já não lhes reconheço o seu propósito, aquilo que inicialmente as despertou para criar algo. Vejo-as mais preocupadas com a fama, "em aparecer" do que em realizar o seu trabalho, a sua missão e a ajudar realmente os outros (que é aquilo que por vezes se lembram de dizer mas na realidade não praticam). Deslumbraram-se, perderam-se. E o público sente isso. Estamos sempre a passar uma mensagem. A mensagem que passa é a que elas sentem necessidade de partilhar e não a que o público precisa saber. Voltem ao passado e relembrem-se do vosso verdadeiro propósito. Olhem para dentro em vez de estar sempre a olhar para fora. Vejam o que querem realmente ser e transmitir e reencontrem-se.

 

#2: NÃO SEJA TUDO E NÃO SEJA PARA TODOS

 

O que sente quando vê um profissional ou uma empresa com uma lista extensa e diversificada de serviços? Num mundo cada vez mais volátil, com novas áreas/funções/processos a surgir devemos estar em todas as frentes? Eu acredito que não. Podemos ser bons em várias coisas mas não em tudo. Podemos ampliar os nossos conhecimentos mas não podemos ser experts em todas as matérias. Se há forma de actuação que admiro é a inovação. Mas cuidado para não se atirar para fora de pé. Não se limite mas não se esqueça uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. E o que às vezes poderá fazer sentido para a nossa actuação poderá também ser um tiro no pé se não dominarmos o tema. O que recomendo? Seja especialista. Não queira ser tudo porque poderá não ser nada. Não confunda o público, crie o seu posicionamento claro. Pense em nomes de profissionais que construíram Marcas Pessoais fortes. São especialistas ou são generalistas? Na hora de escolher um parceiro ou fornecedor o que prefere? Alguém que faça (ou diga que faz) de tudo um pouco ou um especialista? Não queira ser "para todos". Cada profissional/empresa tem o seu público. O seu público ideal, pessoas que se identificarão consigo, pessoas com quem quererá trabalhar. Quem quer consigo e para si?

 

#3: NÃO SE COMPARE AOS OUTROS

 

Quem não deu por si um dia a pensar: “Que sorte que ele teve” “Quem me dera estar no lugar dele” “Porque não me acontece isto a mim?” Pois é, ou melhor não é…não foi Sorte, não é bem o Lugar dele que nós queremos e também lhe pode acontecer igual ou melhor! O tempo é um dos bens mais valiosos que nós temos. Não o desperdice em comparações, invejas ou ficando na inércia apenas a observar os outros a agir. Somos todos diferentes, temos características únicas e cada um tem o seu lugar. Não queira o lugar dos outros. Ninguém tem a sua experiência, conhecimento, personalidade e perspectiva. Cada pessoa tem características únicas que a tornam diferente e especial. Já parou para pensar e analisar as suas? Descobrir como as pode aproveitar ao máximo e ganhar o seu espaço no seu mercado e no Mundo? Sabia que você é muito bom em algo? Todos nós temos um talento! Todos nós podemos fazer a diferença! Conheça-se, reflicta sobre as suas paixões, sucessos, pontos forte e fragilidades a desenvolver. Comece agora, com o que tem. Porque certamente tem algo. E seja simplesmente você! Os outros? Será que sabemos toda a verdade sobre os outros? Será que tudo o que parece é? Será que pensar nisto o levará mais longe? Será que isso realmente interessa? Ou será que quer ter as suas próprias conquistas?