Exterior. Imagem. Visual. Vamos lá falar sobre estes temas na Marca Pessoal

Exterior. Imagem. Visual. Vamos lá falar sobre estes temas na Marca Pessoal

As minhas partilhas têm sido sempre sobre o interior. Mas porque o exterior também importa num processo de gestão da Marca Pessoal vou deixar-vos aqui a minha visão sobre este tema.

 

Não sou nem quero ser especialista em consultoria de imagem e o foco do meu trabalho não é esse. E para isso, há diversos especialistas no mercado que o podem ajudar. Contudo, há sempre um capítulo nos meus Programas destinado não à imagem mas ao estilo pessoal.

 

A primeira impressão conta muito.

A imagem diz muito sobre nós.

Bastam 7 segundos para julgarmos logo uma pessoa.

Concorda?

 

A gestão da Marca Pessoal está fortemente relacionada com a forma como você se apresenta ao Mundo. E é por isso que deve dedicar algum tempo a reflectir sobre este tema. Não tem a ver com vaidade nem superficialidade. Tem a ver com o que o faz sentir realmente você e como isso pode clarificar, destacar e comunicar a sua Marca.

 

Quer queiramos ou não, quer dediquemos muita ou pouca atenção a esta temática, a verdade é que somos seres visuais e a imagem influencia a forma como os outros nos veem e, consequentemente, a Marca que deixamos. Você é a 1ª impressão, onde quer que vá.

 

Tal como o seu interior, o seu exterior também é só seu. O seu visual também o define enquanto pessoa e apresenta-o a si mesmo, assim que entra num lugar e antes que possa dizer algo.

 

Além disso, um visual coeso e consistente torná-lo-ão mais memorável na mente das pessoas.

 

Sabia que quando confrontados com algo mais atractivo, tendemos a criar uma percepção positiva que até nem tem a ver propriamente com o visual? Dê o seu melhor e esteja no seu melhor, seja lá o que isso for.

 

Então, se eu não trabalho a consultoria de imagem nos Programas de Personal Branding, o que faço em relação a este tema que já referi ser importante?

 

Peço aos meus clientes para reflectirem sobre o seu estilo actual. Será que este está de acordo com o posicionamento e os objectivos que querem atingir? (a minha parte preferida, a “beleza interior” única e estratégica)? Será que estão a passar a mensagem certa e a criar empatia com o seu público? O seu estilo reflecte a sua personalidade? Será que as pessoas que o seguem se identificam com ele?

 

Ter o seu estilo e uma imagem interessante não é ser bonito, ter um corpo escultural, usar as últimas tendências da moda. Para mim, não é. Para si, é?

 

Por onde começar?

 

Procure inspiração.

Procure o que gosta.

Procure o que funciona para si.

Procure consistência.

Procure sintonia com a sua profissão.

Procure estar bem por fora e por dentro.

Procure sentir-se saudável e com energia.

Procura não ficar obcecado.

Procure marcas e produtos com os quais se identifique.

 

 

Tal como cada um tem a sua personalidade, também tem o seu estilo. Mesmo que não tenha pensado muito sobre isso. Não faz sentido ter um estilo só para agradar ou impressionar se não for mesmo o seu estilo, se não o reflectir, se não se sentir bem, confortável e confiante. Porque é disso que se trata. E é isso que você vai projectar. Um estilo e uma atitude. O que o faz sentir assim? O que o faz sentir você?

 

Vou aqui partilhar algumas curiosidades sobre mim. Eu adoro ter o cabelo curto, adoro o estilo casual chic, adoro vestidos e apesar de gostar de saltos altos não dispenso uns ténis “cool”. Tenho a minha pulseira da “sorte” e dois anéis que uso sempre! Não sei se dão mesmo sorte mas… Gosto de maquilhagem sóbria mas por vezes adoro um batom colorido.

 

E as fotos?

 

Não gosto nada que me tirem fotos e as minhas sessões fotográficas não são fáceis para mim. Na minha primeira sessão, cometi vários erros que partilho aqui para que não os façam. Alterei o meu cabelo, vesti roupas demasiado formais com as quais não me identificava nada e não estava natural, o ambiente era “frio”,… Resultado: não gostei nada. Mais tarde, fiz uma nova sessão com outro fotógrafo. Este ponto é muito importante e faz muita diferença, a meu ver. Adorei o resultado! Claro que tivemos que tirar centenas para escolher algumas. Mas senti-me eu, gostei do cenário, recorri a uma maquilhadora profissional, eu é que fiz o meu penteado, escolhi bem as minhas peças de vestuário e a sintonia com o fotógrafo foi perfeita! Percebeu exactamente o que eu pretendia, o que eu queria transmitir, o meu posicionamento. Adorei e adoro! Obrigada Rui Garrido!

 

Às vezes vejo coisas que não me fazem sentido. Não sendo especialista em fotografia, porque tiram fotos tão escuras? Cenário escuro, roupa escura… Porque não olham para a máquina fotográfica? E…porque exageram no Photoshop? Defendo o seu uso moderado. É que não fica nada natural e parece que querem ter “outra cara” que não a sua.

 

Durante as minhas sessões dou alguns exemplos de pessoas que têm o seu próprio estilo, goste-se ou não, identifiquemo-nos ou não. Mas são fiéis a si próprias. E até acabam por ditar algumas mudanças no mundo. Uma deles é o Mark Zuckerberg com as suas camisolas com capuz num mundo tão corporativo e formal (cada vez menos). Outro exemplo é a chef Filipa Gomes com o seu estilo pin up, um estilo peculiar a que já nos habituou. E o Anselmo Ralph que não larga os seus óculos de sol. Cada um com o seu estilo, usa o que gosta e contribui para caracterizar a sua Marca.

 

 

Agora é a sua vez. Pense um pouco. Deixo-lhe aqui algumas questões que o irão ajudar a reflectir sobre o seu próprio estilo.

 

  • O que usa? O que gosta? Como caracteriza o seu estilo? Quer manter?

 

  • O que o faz sentir confortável, confiante e feliz?

 

  • Que roupas gosta de usar? Que cores predominam? As cores transmitem sentimentos e emoções a si e a quem está do outro lado, pense nisso.

 

  • O que usa de forma regular e que facilmente se pode associar a si? O seu penteado, maquilhagem, um acessório, óculos, perfume?

 

  • O que acha que pensa o seu público quando você aparece?

 

  • Está a projectar aquilo que quer projectar?

 

  • O seu estilo encaixa-se na sua vida profissional?

 

Não se esqueça que tudo conta: a forma como anda, a sua postura, o seu olhar, o seu sorriso…

 

Tenha o seu próprio estilo, sinta-se bem com ele, tenha clareza na mensagem que está a transmitir e seja fiel à sua personalidade. Controle algo que pode controlar. E viva em sintonia entre o seu interior e o seu exterior.