O Personal Branding mudou a minha vida e pode mudar a sua

O Personal Branding mudou a minha vida e pode mudar a sua

Muito se fala de Personal Branding, actualmente. E ainda bem. Que se fale mais ainda e para sempre.

 

Mas apesar deste destaque cada vez maior, ainda há muitas dúvidas, incertezas e confusões sobre este tema. Chegam-me cada vez mais questões sobre como funciona, quais os resultados e o que realmente envolve. Há muitas visões, perspectivas e "dicas" sobre esta temática. Mas práticas e acções mais estratégicas e inovadoras, não há assim tanto. Acho que cada profissional / empresa tem a sua abordagem e metodologia (assim espero) e neste artigo, vou falar-vos da minha perspectiva.

 

A Marca Pessoal não deve ser um tema da moda e em que fica bem ser um especialista nele. É preciso passar das teorias para a acção. É preciso dominar o tema, não gaguejar e ir mais além das frases bonitas e motivacionais. Quando bem feito, o Personal Branding pode ser transformador. Foi por isso que construí a minha própria abordagem e que tem sido aprimorada nos últimos meses e que me tem permitido chegar onde desejo.

 

Tem sido transformador para mim também. Tenho aprendido com os erros e tenho elevado ainda mais a fasquia. Não busco a perfeição, busco a excelência.

 

Comecei a minha jornada a solo em 2018. Mas foi quase no final desse ano que comecei a dedicar-me ao Personal Branding. Depois, estive um ano a desenvolver intensamente a minha Marca Pessoal. Como poderia eu trabalhar outras Marcas, se não trabalhasse a minha de uma forma estratégica, activa e intencional? Foram meses duros, de muito trabalho e dedicados maioritariamente a semear. Sim, porque este é um trabalho de semear para depois colher. E depois desse tempo, nunca mais parei. O meu negócio cresceu a uma velocidade incrível e no final de 2019, estava com a agenda cheia de clientes e convites diversos. Tudo isto, por causa da minha Marca e do trabalho exaustivo a que me dediquei (e ainda dedico).

 

Parei, pensei em mim e agi. "Trabalhei" o meu nome, assumi com força a minha paixão e talento, aproveitei a minha experiência e apresentei-me ao mercado, tal como queria. Tudo isto, simplesmente, focando no meu nome, em quem sou, na minha missão e naquilo que eu queria para a minha vida e carreira.

 

Não andei atrás de ninguém, não aceitei nada por necessidade, não precisei de me "colar" a ninguém, não fingi ter a agenda cheia, não enchi formações com amigos, não me expus além do que gosto, não fiz nada por obrigação e que não quisesse mesmo. A dedicação à minha Marca "encarregou-se" de me trazer tudo o que me trouxe, de construir algo novo, de atrair o público certo, de viver e trabalhar como realmente queria.

 

E é exactamente isso que eu quero que lhe aconteça.

 

Trabalhei anos em empresas, cresci, ganhei o meu reconhecimento mas depois o meu percurso deu uma volta. Investi em mim, investi na minha Marca e hoje tenho o retorno. Mostrei-me como sou, partilhei aquilo em que acredito, defendi a minha visão, construí a minha comunidade e conquistei a audiência que eu queria. Usava o que ganhava para investir em mim e para ajudar ainda mais os meus clientes. Trabalhei (e ainda trabalho) dia e noite, fins-de-semana. O que for preciso, com muito amor e orgulho. Faço o que amo. Pode parecer forte mas nos últimos dias tenho pensado nesta frase: se morresse a trabalhar, morria feliz.

 

O meu negócio continua a crescer. E o sucesso dos meus clientes será o meu sucesso. Trabalho para que eles cresçam. Executivos, empreendedores, profissionais de diversas indústrias apostam cada vez mais nas suas Marcas para irem mais longe e alcançar o que desejam. Aprendo tanto com eles e sobre eles e ensino-lhes tudo o que sei para que possam gerir uma Marca forte, consistente e poderosa. São meses de trabalho com cada pessoa com vista aos resultados que desejam alcançar. É simples mas não é fácil. É estratégico mas é com o coração.

 

Tenho muitas ideias, nem sempre tempo para todas. Procuro crescer de forma sustentável e oferecer aos meus clientes um modelo único de negócio, com base na experiência e na entrega.

 

Agradeço o que tenho e desejo mais.

 

Já deixei a minha Marca em muitas pessoas. O ano passado foi incrível. Este também está a ser bom. Mas eu quero mais. Quero que a sua Marca funcione a seu favor. É por isso que estou a preparar uma série de surpresas este ano, para lhe levar a minha mensagem e a minha abordagem.

 

Independentemente da fase da carreira em que se encontra ou do que faz, construir e gerir a sua Marca só lhe vai trazer benefícios.

 

Eu trabalho com base nos objectivos dos meus clientes. São diversos e incríveis. É neles que nos devemos focar. E cada pessoa tem os seus.

 

 

Imagina-se num mundo em que você:

 

  • Vai partilhar a sua própria mensagem e a funcionar a seu favor?
  • Vai ter o controlo sobre a sua história e os seus conteúdos?
  • Vai atrair as pessoas certas?
  • Vai revelar-se da forma que deseja?
  • Vai aumentar a sua capacidade de inspiração e influência?
  • Vai atrair clientes / recrutadores?
  • Vai estar ao serviço de algo e alguém?
  • Vai ganhar a visibilidade que quer e precisa?
  • Vai distinguir-se de todas as outras pessoas?
  • Vai receber convites?
  • Vai atrair novas oportunidades?
  • Vai estabelecer a sua autoridade na sua área de expertise?
  • Vai construir a sua reputação e reconhecimento?
  • Vai impulsionar os resultados da sua empresa / negócio / carreira?
  • Vai criar um impacto positivo ao seu redor?
  • Vai sentir realização e felicidade?
  • Vai viver a vida e carreira que seja?
  • Vai ser você mesmo e ganhar com isso?
  • Vai deixar o seu nome e o seu legado?

 

Construa o seu nome no mercado e no mundo. Transforme o seu potencial e o seu valor numa Marca Pessoal poderosa e esse será apenas o início de uma jornada incrível. Torne isto, numa realidade.

 

Este ano ainda tem muito para dar e muito vai acontecer. O que tenho para si, pode mudar a sua vida e a sua carreira. Mudou a minha, pode mudar a sua.