Será que existem pessoas com o coração preto?

Será que existem pessoas com o coração preto?

Já não me lembro como e porque surgiu, mas desde há muitos anos até há bem pouco tempo que dava esta resposta à minha filha, quando ela me perguntava se as pessoas más tinham o coração preto: "Sim, têm." - dizia-lhe eu.

 

Não sei onde ela foi buscar esta conexão, mas sempre me pareceu lógica para a confirmar na idade dela. Recentemente, descobriu que não há pessoas com o coração preto e perguntou-me porque lhe menti.

 

Não deixa de ter razão. Não se mente. Mas foi um mentira "boazinha".

 

E será que não há mesmo pessoas com o coração "preto"?

 

Fiquei a pensar nisto mais tempo do que talvez devesse porque vivo uma fase desafiante (na verdade, é mais do que isso, mas por agora chamemos assim).

 

Gostava de dizer que não há pessoas más neste mundo, mas todos sabemos que isso não é verdade. Gostava de dizer que podemos viver longe delas, mas não é assim tão linear. Gostava de dizer que elas se "topam" a milhas, mas muitas enganam-nos bem. Gostava de dizer que elas são sempre descobertas, mas isso não acontece sempre.

 

Há uns anos atrás, quando tomei as rédeas da minha vida de forma consciente, tomei várias decisões. Afastar-me de pessoas más e poder escolher as que me rodeiam foram duas delas. Mas não é possível fugir eternamente. Elas andam aí...

 

O que oiço dos meus clientes, de amigos e o que me acontece a mim própria, só me faz pensar ainda há muitas ilusões por aí e eu não quero viver perto delas.

 

 

E se no offline já é o que é, no digital então...

 

Parece que no online, todos ficam mais fofinhos e bonzinhos, não lhe parece? Tudo é fantástico, maravilhoso e do bem. Só que não. Mas agora que escrevo este artigo, também me vem à cabeça "Mas faria sentido alguém vir e dizer que é má pessoa?" Não, não faria. Resolvia muita coisa, mas isso não vai acontecer. Era fantástico se existisse um detetor de pessoas más, não era?

 

Além disso, sabem o que já vi em muitas situações reais? As pessoas com más ou como lhes chamamos aqui neste artigo "Pessoas com o coração preto", acham até que são boas e que estão a fazer o certo. Isto torna tudo o que fazem uma aberração ainda maior. Conheço pessoas tão más e que já fizeram tanto mal a outras e que aos olhos de outras, passam por anjinhos. Isto intriga-me e irrita-me mesmo. Conhece alguém, assim?

 

Pois é, mas a realidade é que há mesmo muitas pessoas más por aí. Pessoas que mentem, que fazem mal aos outros, que desejam mal aos outros, que são invejosas, que são falsas, que traem, que enganam muito outras pessoas.

 

Não conseguimos mudá-las, evitá-las ou "eliminá-las". Mas podemos lutar contra e afastá-las.

 

Não conseguiria trabalhar a Marca Pessoal de más pessoas. E eu sei identificá-las, felizmente.

 

Durante muito tempo, fui enganada por várias. Autênticos lobos em peles de cordeiro. E ainda me enganam algumas, principalmente aqui no online. Parecem tanto uma coisa, mas quando são confrontadas com algo e reagem contra o que sempre apregoam...cai a máscara. E tenho visto tantas a cair.

 

Falei disto com uma amiga minha que me disse: "Vera, das duas uma ou das duas, duas: ou elas estão a enganar os outros ou elas estão a enganar-se a elas próprias." Dizem uma mentira tantas vezes para elas próprias, que acaba por se tornar uma verdade para elas.

 

Mas é mesmo nos atos e por vezes em situações "radicais" que se vê quem são realmente as pessoas. Não é nas palavras, não é nos posts bonitos, não é nos elogios em público, não é nas frases simpáticas no online. Não é. Mas há quem ainda pense que é.

 

A internet está cheia de tretas, de bullshit, de Marcas Pessoais tão fake, mas tão fake que até faz impressão.

 

Faz-me impressão a mim que trabalho Marcas Pessoais. Faz-me impressão a mim que já "paguei" alto por dizer o que sentia. Faz-me impressão a mim que detesto mentiras e falsidades.

 

Felizmente, há muitas pessoas verdadeiras, honestas e boas neste Mundo. Temos de as descobrir e rodearmo-nos delas. Esse é o caminho.

 

Pense e analise bem o que vê no online (e também no offline). Nem tudo o que reluz é ouro.

Pense e analise bem o que faz. A verdade vem sempre ao de cima.

 

Hoje, já não basta ser. Mas também não basta parecer, é preciso ser. Então seja. Seja você sempre.

 

Terá de haver lugar para todos neste mundo, os que têm o seu coração puro e os que têm o coração preto. Mas estes últimos façam-me um favor: deixem-me em paz e afastem-se. Obrigada.