Você é muito mais do que o título do seu cargo

Você é muito mais do que o título do seu cargo

Como se apresenta quando vai a evento de networking, a uma reunião, a uma entrevista, no seu CV, nas redes sociais, no seu website, blog ou numa comunicação via e-mail? O que diz a sua descrição no perfil de oradores de uma palestra? Diz o seu nome e depois o título do cargo? Geralmente faz uma descrição da sua formação? Indica as empresas onde trabalhou?

 

Sabia que você é muito mais do que isso?

 

A sua primeira apresentação pode fazer toda a diferença para despertar interesse e ganhar uma audiência ou precisamente o contrário.

Sabia que os primeiros 15 segundos e as primeiras 15 palavras da sua apresentação são as mais importantes? Aproveite-as bem e prepare o seu discurso.

 

Vemos frequentemente profissionais de diversas áreas a negligenciarem verdadeiras oportunidades de se apresentarem de forma diferenciadora e apelativa. E também nos referimos a CEO´s, Owner´s, Founder´s… Quando olhamos para este título o que ficamos a saber sobre si?

 

Quando vemos que fez uma licenciatura em 2002, um MBA em 2010, uma formação em Liderança em 2013, o que o torna diferente de todos os outros com percursos semelhantes?

 

Quando vemos que está “Looking/ Available for new opportunities", "In transition” que mais-valia isso pode representar para a minha empresa à primeira vista (no caso de recrutamento)?

 

E quando o seu título é ocupado com mais de 3 funções diferentes, o mercado procura generalização ou especialização?

 

Você é muito mais do que isso!

 

Tem uma frase que o defina? Uma ideia sobre a qual quer ser reconhecido? Um slogan que descreva a sua proposta de valor? Uma filosofia ou um Mantra com que se identifique?

 

O que quer que as pessoas saibam sobre si? Como quer que se sintam quando veem o seu perfil ou ouvem a sua apresentação? O que o torna diferente dos seus “concorrentes” com a mesma função?

 

  • “Puxe” pela criatividade, aproveite os caracteres que tem disponíveis (e os mais visíveis), inove nos seus cartões de visita e na sua apresentação.
  • Seja um misto de racional e emocional. Não abandone o título da sua função, mas acrescente algo que o defina como pessoa. Deixe no “ar” algum mistério que desperte a curiosidade para o conhecerem ainda mais.
  • Não seja tímido, exagerado ou perfeccionista, seja simplesmente você. Seja verdadeiro, coerente e actual.
  • Apresente as suas conquistas e realizações, as suas qualidades e até algumas curiosidades sobre si que o tornem memorável (pela positiva, claro). Transmita os resultados que já alcançou na sua carreira (se já tiver alguma experiência) ou aproveite as mais-valias que tem para se destacar onde pretende actuar.
  • Pense em palavras-chave que reflictam quem você é, o que faz (ajudarão em termos de SEO) e em algo que o torne diferente ou até melhor do que os outros.
  • Mostre como poderá ajudar as pessoas ou empresas, o que poderá fazer por elas.

 

E não se esqueça: mantenha o foco no que é relevante para o seu posicionamento e para os seus objetivos.